A obra “Metodologia do Ensino da Educação Física”, escrita por um Coletivo de Autores e publicada pela Editora Cortez em 1992, é um marco para quem quer entender como a Educação Física pode (e deve) ser mais do que treinos de aptidão física. Trata-se de uma proposta crítico-superadora, ou seja, que vai além da repetição de movimentos e busca refletir sobre a cultura corporal, a realidade social dos alunos e o papel transformador da escola.
Educação Física é conteúdo, reflexão e transformação
Um dos pontos centrais do livro é o entendimento de que a Educação Física deve tratar da cultura corporal – jogos, danças, lutas, esportes, ginásticas – como manifestações humanas carregadas de significados. Ela não se limita a treinar habilidades físicas, mas busca refletir criticamente sobre a sociedade, as desigualdades e o papel do corpo na construção histórica do ser humano.
Ensino por ciclos e não por séries
O livro propõe a ideia de ensino por ciclos, ou seja, o conteúdo é organizado de forma espiralada, voltando e aprofundando conceitos ao longo do tempo. São quatro ciclos principais:
- Ciclo 1: organização da percepção do mundo (reconhecimento de si mesmo);
- Ciclo 2: início da sistematização do conhecimento (pensar sobre o que se faz);
- Ciclo 3: ampliação desse conhecimento (avaliar e julgar ações);
- Ciclo 4: aprofundamento teórico (compreensão crítica da realidade).
Essa proposta substitui o ensino fragmentado por séries e busca construir uma visão totalizante e progressiva do conteúdo.
Planejamento e Avaliação com intencionalidade
A estrutura das aulas deve seguir três momentos:
- Discussão com os alunos sobre os objetivos;
- Vivência prática e reflexão sobre as ações;
- Avaliação conjunta, com espaço para autoavaliação e novas propostas.
A avaliação não deve ser usada para punir ou rotular, mas sim para entender o quanto o aluno se aproxima dos objetivos educacionais. O erro é visto como parte natural do processo de aprendizagem.
Cultura corporal com intencionalidade social
A Educação Física, segundo essa perspectiva, não deve ser neutra. Ela precisa dialogar com os interesses da classe trabalhadora, promovendo valores como cooperação, liberdade e solidariedade. O corpo não é só instrumento de performance, mas meio de expressão, linguagem e resistência.
Para quem esse conteúdo é fundamental?
Este resumo é ouro puro para professores de Educação Física, concurseiros da área educacional e estudantes da licenciatura que desejam compreender as bases críticas da disciplina. Se você achava esse livro confuso ou denso demais, essa versão mais leve e direta vai te ajudar a entender os fundamentos mais cobrados pelas bancas de concurso.
Principais temas cobrados em concursos (segundo análise de questões recentes):
- Cultura corporal como objeto da Educação Física
- Ensino por ciclos e organização espiralada do conhecimento
- Avaliação crítica e participativa
- Princípios curriculares (relevância, contemporaneidade, provisoriedade)
- Superação do ensino tecnicista e das práticas descontextualizadas
Questões para aplicação do conhecimento
1 – Banca: SELECON – 2021
O Coletivo de Autores (2012), no livro “Metodologia de Ensino da Educação Física”, propõe a organização dos conteúdos em ciclos de escolarização. Utilizando o jogo como temática da Cultura Corporal, os autores exemplificam a abordagem deste conhecimento desde a educação infantil até o ensino médio. A proposta de ciclo para os anos finais do Ensino Fundamental seria a:
A ampliação da sistematização do conhecimento
B organização da identificação da realidade
C sistematização do conhecimento
D iniciação à sistematização do conhecimento
2 – Banca: FACAPE – 2021
A cultura corporal é uma expressão cunhada do livro Metodologia do Ensino da Educação Física, um clássico da área, escrito por um Coletivo de Autores em 1992. Sua proposta faz uma crítica sobre a tradicional forma pedagógica baseada na preparação da aptidão física dos indivíduos.
Assinale as lacunas que representam a coerência do texto abaixo:
“Por isso se afirmar que a _______________ corpórea foi historicamente construída e, portanto, existe uma __________________ corporal, resultado de conhecimentos ____________________ produzidos e historicamente ________________________ pela humanidade que necessitam ser retraçados e transmitidos para os alunos na escola.”
(COLETIVOS DE AUTORES, 1992, p. 39).
A situação, lacuna, sinteticamente, negados.
B situação, lacuna, autenticamente, acumulados.
C materialidade, cultura, socialmente, acumulados.
D cultura, lacuna, socialmente, negados.
E situação, cultura, socialmente, negados.
3 – Banca: IGEDUC – 2023
Nos anos 90, uma obra intitulada Metodologia do Ensino de Educação Física, escrita por um coletivo de autores, ganhou repercussão como obra de abordagem Crítico-emancipatória. Essa abordagem Crítico-emancipatória tem como inspiração o materialismo histórico-dialético de Karl Marx e compreende a educação física como uma matéria escolar que trata de temas como: cultura corporal, jogos, ginástica, lutas, acrobacias, esportes, todos esses temas tratados pedagogicamente.
C Certo
E Errado
Gabarito:
1 – A; 2 – C; 3 – Errado
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